terça-feira, 2 de agosto de 2011

Minério da Vale suja a orla em Camburi

Quem passa pela Praia de Camburi, deve ter notado uma mudança na cor e textura da água e da areia nos últimos dois meses. Isto porque no dia 7 de junho ocorreu um derramamento de minério causado pela empresa Vale nas águas da Praia de Camburi. 

Os moradores reclamam dos danos ambientais causados à orla. Sobre o incidente, a Vale, esclarece que é resultante de um extravasamento de material de suas operações em decorrência de um problema operacional. De acordo com a empresa, ao constatar o incidente, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi comunicado e esteve no local com o objetivo de avaliar a situação. A Vale frisou ainda que todas as suas ações de controle e também todas as providências solicitadas pelo órgão foram executadas.

Entretanto, Paulo Pedrosa, presidente da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC) critica o fato de a situação não ter sido alertada à população, mesmo com a pressão exercida pela associação. "Os resultados divulgados das várias análises de areia apontavam que não havia nenhuma anormalidade, era simplesmente areia monazítica, um tipo de areia com uma concentração natural de minerais pesados", explica.

Segundo Pedrosa, alguns problemas ainda persistem e foram causados pelo derramamento de minério nas águas da praia. 

"A água está mais turva, barrenta. Quando alguém mergulha no mar, acaba saindo com uma lama no corpo, que não é normal. Algumas pessoas estão reclamando até do desaparecimento do baiacu, que era comum na região nesta época", conta. 

O presidente da AAPC informa que a associação há dois anos luta pela melhoria das condições ambientais da respectiva praia. Apesar dos resíduos escuros terem sido notados na praia já há algum tempo, a situação piorou há cerca de dois meses, segundo Pedrosa.

O Iema diz que no mesmo dia do acidente, foi comunicada pela empresa, que horas depois havia estancado o derramamento. Com o auxílio do Iema, a empresa realizou várias ações visando minimizar os danos ambientais. O relatório de ações no momento passa por análises para calcular o valor da multa que será aplicada a Vale em função do acidente.

Por: ES HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.