terça-feira, 16 de agosto de 2011

Detentas se ferem em rebelião no ES

39 detentas ficaram feridas na Rebelião em Tucum - Foto: Reprodução TV Gazeta A rebelião no Presídio Feminino de Tucum, em Cariacica, na Grande Vitória, que começou às 16h30 desta segunda-feira (15), foi controlada totalmente às 21h com a transferência de todas as presas para outro presídio. Segundo a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus), 39 presas ficaram feridas e foram encaminhadas para cinco hospitais da Grande Vitória.

O motivo do motim é que as detentas não queriam ser transferidas para o Centro de Detenção Feminino de Xuri, em Vila Velha. Na manhã desta terça-feira (16), a Secretaria de Justiça informou que as 14 presas encaminhadas para o Hospital São Lucas em Vitória já tiveram alta. As outras continuam internadas, e duas delas estão em estado grave.

De acordo com o Subsecretário de Estado para Assuntos do Sistema Penal, Oberacy Emmerich, a nova unidade será mais rígida. "Na nova penitenciária, o Estado vai fornecer tudo, desde alimentação a uniforme completo e colchões. E, por esta razão, a presa não vai precisar receber mais nada da família. Então a disciplina aumenta", explicou Emmerich.

Durante a rebelião, familiares das detentas estiveram do lado de fora do presídio sem saber informações das internas. "A minha mãe está lá dentro. Eles deveriam anotar no papel e passar para gente quem se feriu ou quem já foi transferida. Deveriam ter um controle, mesmo com toda essa bagunça lá dentro. Queremos notícias", reclamou Juliana Bazoni, filha de uma das presas.

O voluntário de uma igreja, Fábio Pereira, estava dentro do Presídio Feminino de Tucum quando a rebelião começou. "Eu estava ministrando a palavra de Deus quando começou um tumulto e muita fumaça. Depois vi a correria", contou o voluntário.

Para controlar a revolta das presas, foi necessária a ajuda de 40 policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME) da Polícia Militar, 70 agentes penitenciários,  4 equipes do Corpo de Bombeiros e 7 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192).

Oberacy Emmerich disse que as detentas se feriram com algo provocado por elas mesmas. "Elas sofreram asfixia, colocaram fogo em colchões, impediram a entrada das agentes. A situação foi grave porque as detentas inalaram uma grande quantidade de fumaça. Elas se feriram em função da gravidade do incêndio que elas mesmas provocaram", enfatizou o subsecretário.

A Penitenciária abrigava no momento do motim 346 detentas, mas com capacidade para 180. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, do total, 39 foram encaminhadas para hospitais da Grande Vitória; 12, que estavam no berçário, foram levadas para a Penitenciária Feminina de Cariacica, localizada em Bubu. As 295 restantes foram transferidas provisoriamente, na noite desta segunda-feira (15), para a Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, também em Xuri.  Segundo a secretaria, ainda esta semana as detentas começam a ser transferidas para no novo Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino.

As transferências foram encerradas por volta das 21h20 e com isso a Penitenciária Estadual Feminina, em Tucum, teve sua desativação antecipada.

Centro de Detenção Provisória (CDP)
Com a desativação da Penitenciária Estadual Feminina, em Tucum, todas as detentas do Espírito Santo passam a ocupar unidades prisionais inauguradas a partir de 2008. Desde então, foram inauguradas seis unidades prisionais com 1.544 vagas destinadas somente ao acolhimento de mulheres.

Com estas construções, o Governo substituiu a única penitenciária que recebia mulheres e absorveu o crescimento da população carcerária feminina, que saltou de pouco mais de 300 mulheres em 2004, para as atuais 1.244. O novo CDP Feminina de Vila Velha tem 528 vagas e conta com celas para até quatro internas, escola, área de saúde, salas para oficinas de trabalho, pátio para visita familiar, além de alojamento com área de recreação destinado a grávidas e mulheres com bebês.

Por: G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.