segunda-feira, 21 de março de 2011

A firmeza de Dilma na visita de Obama

Por José Dirceu
Eu diria que, sem sombra de dúvidas, o aspecto mais positivo e o maior destaque dessa visita do presidente Barack Obama ao Brasil (leiam post acima) ficou por conta da firmeza da presidenta Dilma Rousseff.
Em todas as suas manifestações – ao recepcionar o casal presidencial americano no Planalto, no almoço no Itamaraty, ao fazer declarações à imprensa e ao recebê-lo na despedida no Alvorada – ela não perdeu a oportunidade de declinar nossas reivindicações.
Em todas as oportunidades, repito, sustentou o que realmente conta e interessa ao país: foi firme e dura na cobrança por um acordo para destravar o comércio bilateral, pediu comércio mais justo, câmbio equilibrado, e reforma das instituições multilaterais mundiais.
Já seu colega norte-americano, em um único momento da visita – no encontro com 400 empresários brasileiros e norte-americanos em Brasília – falou sobre um dos pontos que mais geraram expectativa nessa sua vinda ao Brasil, o interesse norte-americano em comprar petróleo da camada pré-sal.
“Com a instabilidade que afeta os preços do petróleo, os EUA estão felizes em ter o Brasil como fornecedor”, acentuou. Mais vago e impreciso, impossível, né? Acordo na Organização Internacional do Comércio (OMC), negociações da Rodada Doha, câmbio, fim do protecionismo norte-americano e o escandaloso superávit comercial que os EUA acumulam em cima da gente, em nenhum momento merceram maior ênfase de Barack Obama.
Fonte:  Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.