sexta-feira, 11 de março de 2011

Anda na contramão, faz xixi na rua e depois faz mãe refém

Com uma faca na mão, o vendedor apareceu  na janela do apartamento onde mora
O vendedor de picolé Joaquim Bispo da Silva Júnior, 30 anos - que gerou perplexidade ao fazer xixi em plena rua, na frente de policiais, após ser flagrado dirigindo na contramão - fez a mãe refém, na noite desta quinta-feira (10), no apartamento em que mora no Parque das Gaivotas, em Vila Velha. Depois de cinco horas de negociações, policiais conseguiram invadir o imóvel, deter o acusado e libertar a refém.

A confusão no prédio Monte Aghá, na Rua José Celso Cláudio, começou por volta das 18h40. Joaquim ameaçou a mãe de morte com uma faca, por um motivo que, até o momento, não foi revelado. Por várias vezes, ele apareceu na janela do apartamento, que fica no quinto andar, mostrando a faca e dizendo estar possuído por um espírito, mesma explicação dada ao ser detido na quarta-feira, urinando na Avenida Vitória, na Capital.

A refém - que tem entre 50 e 60 anos - não era vista pela janela, mas havia informações de que ela e o filho estariam na suíte. Dois atiradores de elite do Batalhão de Missões Especiais (BME) da PM chegaram a ficar posicionados em locais estratégicos. Cerca de duas horas após o início do sequestro, PMs entraram no apartamento, e agentes especializados em negociação tentavam, na sacada da varanda, falar com o acusado. Mas, às 23h30, o vendedor fechou a janela do cômodo onde se trancou.

Invasão

Cerca de 15 minutos depois, militares usaram uma bomba para invadir o quarto, e o vendedor foi imobilizado com taser - arma não letal de choque. Ao mesmo tempo, um policial desceu do alto do prédio até a janela do apartamento, utilizando cordas.

Assim que Joaquim chegou ao pátio, já detido, moradores gritaram e aplaudiram para comemorar a prisão. Assim como o filho, a mãe foi conduzida ao DPJ de Vila Velha e, embora nervosa, não tinha marcas aparentes de agressão. Ela não falou com a imprensa.

Até a libertação da refém, o clima no local era de perplexidade. Uma festa de aniversário que acontecia no salão de festas chegou a ser cancelada. A polícia também pediu que moradores não saíssem dos apartamentos. Vizinhos e funcionários do condomínio afirmaram que, no apartamento, só moravam Joaquim e a mãe. Um condômino comentou que o vendedor morava em São Paulo e chegou ao Estado há pouco tempo.

Até a prisão de Joaquim, foi montado um cordão de isolamento na rua. Seis viaturas da PM e duas ambulâncias ficaram à disposição, e 35 policiais e socorristas trabalharam na ação.

Vendedor vai responder por desacato


foto: Reprodução/TV Gazeta
Joaquim Bispo da Silva Júnior, 30 anos
Joaquim Bispo da Silva fez xixi na frente de policiais após ser flagrado dirigindo na contramão
O que o delegado de plantão deveria ter feito, o delegado de trânsito Fabiano Contarato fez: Além de responder por manter a mãe como refém, o vendedor de picolé Joaquim Bispo da Silva Júnior, 30 anos, vai ser indiciado pelos crime de desacato a autoridade, ato obsceno em local público e exposição de perigo. Se condenado pela Justiça, o rapaz pode pegar até quatro anos de prisão.

Na manhã da última quarta-feira, Joaquim foi flagrado dirigindo na contramão na Avenida Vitória, na Capital. Ele alegou para a polícia ter se confundido com a sinalização. Além disso, quando interceptado pela PM, ainda urinou na presença dos militares, que assistiram impassíveis, além de ter feito um gesto obsceno em plena via pública.

Bafômetro

Joaquim foi multado e submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo, e liberado. O motorista foi levado para o DPJ de Vitória, de onde foi encaminhado para o DML para fazer exame toxicológico. Segundo o delegado Fabiano Contarato, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, e responsável pelo indiciamento, o exame que detecta a presença de substâncias entorpecentes no organismo deu negativo.

Contarato destacou também que vai pedir ao Detran a cassação, ou a suspensão, da carteira de habilitação do vendedor. E se o pedido for negado, a solicitação vai ser feita à Justiça.

"Esse motorista tem carteira da categoria D, que representa a permissão para dirigir veículos pesados. As imagens feitas na quarta-feira deixam claro que esse rapaz não tem a menor condição de conduzir um veículo, e que ele cometeu diversos crimes naquela manhã", ressaltou.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.