sábado, 9 de julho de 2011

Dengue: Ponto Belo lidera incidência da doença no Estado em junho

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim da dengue no Estado referente ao primeiro semestre do ano e os cinco municípios que tiveram maior incidência da doença em junho. No topo da lista, está Ponto Belo, Norte do Estado, com 687,8 de incidência, e em quinto lugar, Colatina, na região Noroeste, com 486,8. Os números levam em conta a quantidade de notificações de dengue em relação ao número de habitantes e são considerados altos conforme classificação do Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ponto Belo, Virleide Rodrigues de Oliveira, o órgão espera uma queda no número de notificações de dengue nos próximos meses. "O município verificou que no interior dos bueiros do bairro Central havia um desnivelamento, o que favorecia o acúmulo de água, tornando o local próprio para a criação do mosquito. A partir dessa constatação, foi feito o nivelamento do local e agora a água que cai no bueiro não fica mais parada. Ela vai direto para a rede de esgoto", explicou. Ainda segundo Virleide, serão instaladas armadilhas para o mosquito em pontos estratégicos do município.
A prefeitura de Colatina informou que intensificou o uso do carro fumacê nos bairros com maior incidência da doença e a visita nas casas, onde as caixas d'água destampadas são cobertas com sombrite. Para conseguir encontrar os moradores, o trabalho dos agentes foi estendido até as 19 horas em alguns pontos. Se não tiver ninguém nas casas, os agentes deixam um cartão em local visível com o número para agendamento da visita (0800 285 0160). A prefeitura também criou o "Disque Dengue", para os moradores pedirem a visita dos agentes ou atendimento de saúde, em caso de suspeita da doença. O telefone é: (27) 3721-1681.
44.758
Esse é o número de notificações de dengue registradas pela Sesa no período de 2 de janeiro a 2 de julho deste ano. De acordo com a secretaria, desse total, 1.655 são suspeitas da forma grave da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica), incluindo 14 óbitos confirmados e 14 em investigação.

Saiba como se prevenir da dengue:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.

Por: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.