domingo, 20 de fevereiro de 2011

Motoristas serão abordados de Norte a Sul do ES pelo Madrugada Viva

As ações do Madrugada Viva serão realizadas neste fim de semana em diversos municípios do Estado. As blitze abordarão motoristas no Norte (em São Mateus, Aracruz e Linhares); no Sul (em Anchieta, Piúma e Marataízes); na região Serrana (em Domingos Martins e Marechal Floriano); e também na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Já o programa Praia Viva será realizado nos balneários de São Mateus, Aracruz, Anchieta, Piúma, Linhares e Marataízes, além de municípios da Região Metropolitana.
Os programas Madrugada Viva e Praia Viva são realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Os condutores abordados durante as blitze vão receber orientações acerca dos riscos da direção veicular sob os efeitos do álcool e, aqueles que apresentarem sinais de embriaguez, serão submetidos ao teste do bafômetro.
Se a embriaguez for comprovada, estes condutores serão punidos com multa no valor de R$ 957,70, terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo retido até que outro condutor habilitado, e em condições de dirigir, se apresente para conduzi-lo.
Quem estiver com teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o equivalente a duas latas de cerveja, será encaminhado também ao Departamento de Polícia Judiciária mais próxima (DPJ).
Salva Vida Urgente
O programa Vida Urgente ES também vai atuar nos balneários do Estado neste fim de semana, por meio do Salva Vida Urgente. Os voluntários vão abordar os banhistas que estiverem nas praias de Guarapari, Marataízes, Fundão e Presidente Kennedy.
Durante as ações, os voluntários usam um figurino inspirado nos trajes de banho das décadas de 20 e 30. O objetivo é alertar as pessoas sobre os perigos da mistura entre álcool e direção e orientá-los para práticas seguras no trânsito. Os jovens voluntários utilizarão peças gráficas, várias brincadeiras e performances teatrais, para falar aos jovens e famílias sobre a importância de adotar atitudes responsáveis ao volante.
Para funcionar de verdade, precisamos que nossos parlamentares modifiquem a Constituição para que efetivamente o condutor tenha que fazer o teste de bafômetro,  e os crimes de trânsito cometidos por motoristas embriagados sejam indiciados, julgados e as penas integralmente cumpridas como homícidio doloso, que neste caso é o dolo eventual. O Delegado Fabiano Contarato faz sua parte, infelizmente a legislação vigente não deixa o processo seguir seu rumo.

Por: Eliseu
Fonte: Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é livre. Os comentários são de total responsabilidade dos seus remetentes, não representando necessariamente a minha opinião.
Todos os comentários serão publicados após moderados, mas os comentários anônimos nem sempre serão respondidos.
Porém, não serão tolerados spams, insultos, difamação ou ataques pessoais a quem quer que seja.
Textos ofensivos ou que contenham agressão, discriminação, palavras ou expressões grosseiras e sem estarem inseridas no contexto, ou que de alguma forma incitem a violência ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil serão excluídos.