quinta-feira, 29 de março de 2012

E o descaso continua no Hospital das Clínicas de Vitória

Hospital das Clínicas VitóriaO Crônico problema de mau atendimento por parte dos funcionários da recepção(?) do setor de Oftalmologia (Casa 4) do Hospital das Clínicas de Vitória, apesar de que com medidas simples de implementar –atender com os dois guichês existentes, abrir mais guichês – minimizaria o problema, parece sem solução.

Apesar das várias denúncias pela mídia local do atendimento no setor, como reportagem da Folha Vitória de 18/3/2011, que um leitor reclama do atendimento naquele setor e várias outras que não caberiam nesse espaço, uma publicação nesse blog que denunciava em 14/3/2012, um ano após que a situação continuava caótica, tendo sido enviado link à Direção do Hospital para conhecimento, o que parece não aconteceu, pois sequer resposta recebi.

Hospital das Clínicas de VitóriaOntem, (28) esse blogueiro voltou à tal Casa 4, e o que viu foi a continuidade com o descaso e o desrespeito ao cidadão naquele setor de atendimento, conforme se pode for nas imagens, com um tumulto em um guichê, enquanto o outro permanecia aberto, com uma funcionária, mas sem atender ninguém.

Será que não há ninguém que faça parte da chefia daquele Hospital que possa chamar “às falas” a coordenação de atendimento da Casa 4 para que trate as pessoas com mais dignidade? Porque o problema é apenas lá? Algo está errado. E muito errado, afinal as pessoas que procuram atendimento são contribuintes, e não mendigos solicitando um favor.

Por: Eliseu

Para ampliar as fotos, clique nas mesmas.
Essa matéria está sendo publicada simultaneamente no blog O Carcará, também de minha propriedade.
Lembrando que este blogueiro (Eliseu), não reivindica direitos autorais. Portanto, qualquer matéria de sua autoria publicada aqui e no O Carcará podem ser copiadas e reproduzidas por qualquer meio legal de divulgação, solicitando apenas informar o autor.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Na Serra (ES) água potável é usada para molhar grama

aguaO “Dia Mundial da Água” que foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

Nesse período vários Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um kit para imprensa sobre o DMA que é distribuído nas redes de agências contatadas. Este kit tem como objetivos, além de focar a atenção nas necessidades, entre outras, de:

  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado;
  • Participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.

Estas são informações retiradas da Wikipédia, mas infelizmente temos vista a cada dia mais desrespeito e desperdício desse precioso bem tanto pela população em geral, como, e pincipalmente pelo poder público.

Na cidade de Serra, ES, a prefeitura desperdiça milhares de litros de água potável, que é jogada dia e noite consecutivamente nas gramas e plantas existentes na cidade. Não que a grama e as plantas não devessem receber água, mas será que precisaria ser tratada, potável? Além do alto custo da água potável, que claro, é pago por nós contribuintes, existe um grande número de pessoas que não tem acesso à esse precioso líquido aqui na cidade.

Lembrando que na cidade de Serra existem várias lagoas em que poderiam ser retirada a água necessária para manter os belos gramados sempre molhados. Talvez o prefeito Sérgio Vidigal não saiba o custo da água potável e a existência de várias lagoas na cidade, que por coincidência ficam bem próximas aos seus “currais eleitorais”.

A grande maioria da população não sabe desse detalhe, mesmo porque a prefeitura gosta de divulgar seus gramados, mas nunca informa que são regados com água potável de alto custo quer seja para o contribuinte, ou meio ambiente.

Por: Eliseu

quinta-feira, 15 de março de 2012

Contradição na saúde do Hospital das Clínicas de Vitória

Hospital das ClínicasO Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), mais conhecido como Hospital das Clínicas, em Vitória, é sem dúvida um dos maiores e melhores complexos hospitalares do Espírito Santo. Sua excelência em tratamentos nas mais variadas especialidades médicas, com um corpo médico e de enfermagem de alto nível é facilmente constatado em qualquer conversa sobre o assunto com capixabas de diversos níveis, seja cultural, financeiro ou o que for. E nem podia ser diferente visto se tratar de um Hospital Escola, ligado à conceituada Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

HucamMas, sem trocadilho, existe um lado negro, sinistro, dentro daquele Hospital: o setor de atendimento da Oftalmologia, a “Casa 4”, que com sua desorganização contrasta com o ótimo atendimento feito pelos profissionais médicos, enfermeiros e afins, deixando formar filas absurdas, que desrespeitam, ferem a dignidade humana. Ainda mais de quem se encontra normalmente fragilizado por alguma enfermidade.

Hoje (14), esse blogueiro que conhece bem aquele hospital ficou estarrecido com o tamanho da fila e a balbúrdia que se encontrava no referido setor. Não cheguei a contar, mesmo porque era praticamente impossível, mas seguramente tinha mais de duzentas pessoas serpenteando por uma enorme e desorganizada fila. Eram idosos, gestantes, mulheres com criança de colo, deficientes, evidentemente em sua maioria enfermas conforme se pode ver na imagens, com apenas um guichê atendendo enquanto o outro (só tem dois) estava completamente vazio com a funcionária confortavelmente refestelada em sua cadeira. Assim que comecei Hucama fotografar, “milagrosamente” o tal guichê passou a atender; um arrogante segurança (pelo menos estava com uma camisa com essa inscrição) se arvorou da função de informante, mas nada informava porque não sabia, e nem deixava as pessoas se aproximarem do guichê para se informarem colocando-se ostensivamente à frente do paciente e tratando as pessoas com rispidez, em vez de fazer sua obrigação, que seria organizar a “bendita” fila. A chefia do setor quando foi solicitada não atendeu, ou melhor, nem foi chamada, como se fossem semi-deuses e não funcionários públicos pagos pelo contribuinte e com dever de atender, e bem, a quem os procura para tentar a melhor forma de resolver os problemas.

Conforme pude apurar, a especialidade de Retinologia para Laser estaria sendo marcado hoje, e a próxima marcação seria apenas em junho em dia ainda não confirmado. Três meses para quem pode estar prestes a perder a visão é tempo demasiado.

HucamDeve-se ressaltar que o grave problema de mau atendimento na Oftalmologia, que também atende outras especialidades médicas, a “Casa 4”, é de conhecimento público com várias reportagens publicadas na mídia local, é crônico e não um caso pontual e se concentra apenas nas atendentes da recepção, se assim puder ser chamado aquilo, constrastando com o atendimento médico, de enfermagem e afins com profissionais altamente qualificados e reconhecidos nacionalmente, educados no trato com os pacientes como deve ser. Conta com equipamentos sofisticados para procedimentos de alto nível como laser, que tem evitado que milhares de pessoas percam a visão, sem contar o avançado Banco de Olhos que dispõe dos melhores e mais gabaritados profissionais também com reconhecimento nacional inquestionável, também com equipamentos sofisticados, que fazem transplantes de córnea livrando outras milhares de pessoas da temível e terrível cegueira, o que diante do caos na saúde pública brasileira em geral é mais do que louvável.

Mas voltando ao atendimento, ou melhor, mau atendimento na recepção da “Casa 4”, vai a sugestão, como contribuinte que sou: A diretoria do Hospital deveria chamar “às falas” a chefia do atendimento daquele setor (Casa 4) para que se explique e tome atitudes que possam minimizar o problema e tratar as pessoas com mais respeito e dignidade, que é o que se espera quando se procura atendimento seja onde for. Por exemplo, colocar os dois guichês disponíveis atendendo, abrir mais guichês, etc. E uma vez que que sabemos a dificuldade enfrentada pelos gestores públicos em em demitir maus funcionários, lembramos que os mesmos sempre podem ser remanejados para outros setores e funções, como a faxina, coleta de materiais contaminados, jardinagem, etc, que são serviços tão dignos quanto qualquer outro, e retiram essas pessoas do convívio com os cidadãos que procuram atendimento no Hospital.

Por: Eliseu

Para ampliar as fotos, clique nas mesmas.
Essa matéria foi publicada originalmente no blog O Carcará, também de minha propriedade.
Lembrando que este blogueiro (Eliseu), não reivindica direitos autorais. Portanto, qualquer matéria de sua autoria publicada aqui e no O Carcará podem ser copiadas e reproduzidas por qualquer meio legal de divulgação, solicitando apenas informar o autor.

quinta-feira, 8 de março de 2012

A todas mulheres!

Na falta de palavras adequadas, dedico este videoclipe a todas as mulheres desse mundão! Em especial à minha esposa que me “tolera” a 32 anos.

Não esqueça de desligar a rádio clicando stop para ouvir o vídeo.

Um abraço,
Eliseu.

Segunda ponte da Grande Vitória continua abandonada pelo Dnit

2ª ponteSe houvesse um campeonato para ver qual é o órgão público mais corrupto no Brasil, certamente seria uma competição acirrada, com participação maciça de todos os órgãos Municipais, Estaduais e Federais, com resultados bastante próximos e vários empates.

Mas existe um que com certeza absoluta se destacaria e seria o grande favorito: O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), que já foi DNER, e que os nobres governantes na tentativa de acabar com a corrupção existente lá dentro tiveram a “brilhante” ideia de trocar de nome, o que já foi feito várias vezes.

Aqui no Espírito Santo a situação é igual ao restante do País. Um dos exemplo é a interminável obra da rodovia do contorno, a ponte que caiu em Linhares matando uma pessoa, e uma mais perigosa ainda que é a Segunda Ponte, que liga Vitória a Vila Velha e Cariacica e tem um intenso trânsito de veículos e vem preocupado muitas pessoas.

O portal G1/ES traz uma reportagem mostrando que as ferragens estão à mostra, nos pilares; o concreto está pontesoltando nas muretas; e evidentemente falta manutenção. A estrutura da via há muito tempo não recebe cuidados. Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), há previsão de reforma em 2012. Acredite se quiser.

O mato também tomou conta, e algumas moitas já estão enormes. Durante a noite, a situação piora. Muitos postes estão apagados, tornando a Segunda Ponte perigosa para quem passa. De acordo com um especialista, o engenheiro de estradas Lauro Koehler, pontos importantes para a vida útil da ponte não recebem os cuidados necessários.

O superintendente regional do Dnit, Halpher Luiggi, que prometeu a reforma para esse ano deve na verdade estar esperando a ponte cair, para aí sim, dizer como sempre o fazem, que foi fatalidade. Se houver um acidente com essa ponte, algo que esperamos não acontecer mesmo porque certamente seria de grandes proporções, fatalidade é a única desculpa que não pode ser dada. Em novembro de 2010 A Gazeta já havia  publicado uma reportagem que foi replicada aqui neste blog, dizendo que a estrutura da Segunda Ponte já estava precária há 10 anos. De lá para cá nada foi feito, e claro, a situação só piorou.

Por: Eliseu

domingo, 4 de março de 2012

Prefeito da Serra (ES) diz que índice do Ministério da Saúde é mentiroso. Ou é ele?

Sobre a divulgação divulgação pelo Ministério da Saúde de que a cidade de Serra, na Grande Vitória, está entre os piores municípios do país no Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (IDSUS), nesta quinta-feira (1), o prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, disse em entrevista ao portal G1/ES, nesta sexta-feira (2), que os dados são mentirosos e podem confundir a população da Serra. Se os dados estão corretos ou não, não sabemos. Mas como morador da cidade, sei que mentiroso mesmo é o prefeito. Em uma escala de 0 a 10, a Serra teve 4,97 pontos, acima do que eu e grande parte da população daria.

O corrupto prefeito Sérgio Vidigal deve mesmo pensar que toda a população da cidade é completamente alienada e idiota. Verdade é que foi eleito em 2008 com 94,21% dos votos válidos, mas há de se levar em conta que o candidato oposicionista, conforme corre à “boca pequena” havia sido comprado por Vidigal para não fazer oposição. Denúncias de corrupção não faltam na prefeitura da Serra, como a que dizia que a cidade devia empreiteiras, o esquema do lixo que seria operado por seu pai, distribuição de cestas básicas em trocas de votos para ele e sua esposa deputada Sueli Vidigal (veja vídeo), e muito mais.

Distribuição de cestas básicas em troca de voto pelo prefeito e sua esposa

Na rica cidade, onde temos uma das maiores siderúrgicas do país, a ArcelorMittal, antiga CST, dois distritos industriais, comércio atuante, belíssimas praias que atraem muitos turistas, a prefeitura sequer  cuida da dengue, como foi publicado por este blogueiro no O Capixaba News o post em 4 de março de 2011 “Dengue: População é a responsável?”, em que mostra a situação de um tradicional bairro, (Jardim Limoeiro) no abandono, e que continua até hoje da mesma maneira, como pode ser visto na foto de hoje, 4/3/2012. O link da postagem foi enviado ao gabinete do prefeito denunciando a situação e nunca foi respondido. Acrescente a isso que a reportagem da TV Gazeta, que para quem não sabe é afiliada da Globo com grande audiência já esteve aqui por duas vezes denunciando a situação e nada foi feito até agora.

Nos postos de saúde é comum faltar medicamentos básicos e de uso diário como para hipertensão arterial e diabetes, as seringas para aplicação da insulina quando tem são as mais vagabundas, poucas fichas para marcação de consulta, geralmente 20 a 30 fichas para clínico em bairro com milhares de habitantes como Feu Rosa, e isso para clínico geral, menos fichas ainda para ginecologia e pediatria, etc. Outras especialidades não há, como o próprio prefeito disse.

O portal de notícias afirma que quem mora na Serra conta alguns problemas enfrentados com a saúde pública no município. A vendedora Maria Helena Rodrigues disse que caminha mais de dois quilômetros para chegar ao Pronto Atendimento (PA) mais perto de sua casa, em El Dourado. "Chego aqui 1h da manhã para pegar uma ficha e ficar na fila. Com sol ou com chuva é preciso chegar de madrugada para poder amanhecer aqui e garantir atendimento", disse. O entregador Edgard de Souza ficou 7 horas na espera do PA. "É péssimo, ficar aqui sem almoçar, só esperando e nada, ninguém gosta", reclama.

E isso porque o “zeloso” prefeito Sérgio Vidigal é médico, e ainda se diz evangélico, que na concepção geral seria uma pessoa correta e piedosa.

Por: Eliseu